Luiz Barsi: Como Investir na Bolsa como Parceiro?

Se você investe na bolsa de valores, certamente já deve ter ouvido falar desse nome: Luiz Barsi Filho.

Ele é apenas o maior CPF da B3 (antiga Bovespa), ou seja, é a pessoa física com maior capital aplicado na bolsa de valores brasileira.

No artigo de hoje, vou falar um pouco sobre o método Luiz Barsi de investir na bolsa e mostrar como essa é a melhor estratégia para lucrar na bolsa, mesmo que você seja um iniciante ou que já tenha perdido dinheiro investindo em açōes.

A estratégia usada por Barsi é a de investir em boas empresas na condição de investidor parceiro. Esse tipo de investidor não está preocupado com o sobe e desce das açōes, mas sim em achar boas empresas perenas para investir e não vender essas açōes tão cedo.

luiz barsi filho

A Figura do Investidor Parceiro

O investidor parceiro abraça e acredita na empresa mesmo em momentos ruins, isso porque ele já fez análises e confia no potencial da companhia. O foco do Parceiro são os dividendos que a empresa vai distribuir ao longo dos anos, colocando-se como um sócio que comprou um pedaço daquela empresa.

Essa postura é adotada não apenas pelo Barsi, mas também por outros grandes investidores bilionários, como Warren Buffet e o brasileiro Lírio Parisotto.

A principal dica do Barsi é investir na condição de parceiro para, ao longo do tempo, ser beneficiado com o crescimento da empresa, dos lucros, dos dividendos e até mesmo a valorização das açōes.

O investidor parceiro aproveita momentos de crise para aumentar a posição nos papéis em que confia e adotou a postura de sócio. Crises como a de 2008 são uma excelente oportunidade de comprar açōes de boas empresa com um grande desconto.

No Brasil, o cenário político favorece quem adota essa postura de parceiro, pois a cada notícia temos uma grande queda na bolsa de valores, mas nem por isso as empresas deixam de ser boas.

A Estratégia de Luiz Barsi

Comprar açōes de empresas perenes, que tenham um bom histórico de dividendos e guardar na gaveta. Essa é a estratégia de Luiz Barsi. Não existe nenhum segredo e ele fala sobre isso abertamente em diversas entrevistas que já deu para a Suno Research e diversos outros canais no youtube.

Um dos maiores “tiros certeiros” de Barsi foi comprar as açōes da Unipar Carbocloro (UNIP6, UNIP3 e UNIP5) quando o valor delas eram apenas centavos. Hoje as ações da companhia custa entre 44 e 45 reais, sendo que possuem um potencial de crescimento muito maior do que o preço atual.

Hoje, Barsi é um dos maiores acionistas da companhia detendo 20,01% das ações preferenciais, ou seja, aquelas que pagam mais dividendos. Essa posição já lhe rendeu, inclusive, uma cadeira no conselho da empresa.

O que mais chama a atenção e mostra que Luiz Barsi é o verdadeiro investidor parceiro é que ele nem pensa em vender as açōes, mesmo após a grande valorização que elas tiveram nos últimos anos, desde que ele comprou a preço de banana.

Investidor Parceiro x Especulador

O investidor parceiro coloca seu dinheiro em empresas que tenham bons fundamentos. Já o especulador coloca o seu dinheiro em empresas com base no achismo e na opinião de outras pessoas, notícias, etc. Ao longo do tempo, apenas um deles sobrevive no mercado e colhe bons frutos.

Quer adivinhar qual é?

Indicadores mais importantes, segundo Luiz Barsi Filho

Existem alguns indicadores que Luiz Barsi Filho sempre considera antes de comprar uma ação. Veja abaixo os principais:

  • açōes/atividade/estrutura perenes
  • atividades sustentáveis
  • histórico de dividendos
  • menor P/L
  • dividend yield 

Normalmente, o Luiz Barsi gosta de procurar açōes que estejam baratas, mas que venham potencial de crescimento. A sua mais nova aposta são as açōes da Paranapanema, que atualmente são negociadas pelo valor de 1,14.

O que você acha do método de investir do Luiz Barsi? Deixe abaixo o seu comentário com alguma sugestão ou dúvida!

 

 

 

 

 

Leave a Reply