Carteira Dividendos 2019: As 7 Ações para Gerar Renda!

Quem busca por uma carteira dividendos 2019 certamente está interessado em gerar renda e acumular mais riqueza nesse novo ano que vai entrar.

Se você chegou neste artigo procurando quais são as melhores ações que pagarão dividendos em 2019, então fique tranquilo pois está no lugar certo!

Eu sempre gostei de falar sobre esse assunto aqui no blog porque, ao longo de 2017 e 2018, eu investi muito em ativos que pagam dividendos.

E por que eu fiz isso?

O motivo é simples: Eu sigo um perfil de investidor parceiro que tem como foco o longo prazo. Com os ensinamentos de Luiz Barsi, eu busco investir na condição de sócio das empresas.

É uma relação de ganha-ganha.

Dividendos

Eu invisto meu capital nas empresas para ajudar elas a expandir e as mesmas me remuneram com os proventos (dividendos e juros sobre capital próprio).

Além disso, em alguns casos ainda temos bonificações e direitos de subscrição, que nada mais é do que poder comprar mais ações da empresa a um preço menor do que a cotação atual dela.

Essa são só algumas vantagens de se investir no longo prazo.

Não posso omitir de você que a número 4 e a última são as minhas favoritas…

Então, se você quer formar uma forte carteira de dividendos para não só 2019, mas que dure vários anos, continue lendo esse artigo até o final!

OBS: Gostaria de deixar claro que os artigos aqui do Blog não recomendam a venda ou compra de ativos, apenas expressam a opinião pessoal do autor.

Ninguém pode prever o futuro

Antes de você conhecer a carteira de dividendos 2019 do Lucrando na Bolsa, preciso deixar claro uma coisa:

Ninguém pode prever o futuro!

Se tivéssemos uma bola de cristal, certamente iria jogar na mega-sena e não investir na bolsa.

A carteira é formada com base em dados que já existem, o que nos dá uma previsão de como será o futuro.

Mas na bolsa de valores nada é 100% certo.

Sem mais enrolação, vamos conhecer as 7 melhores ações de dividendos para 2019!

1. ITAUSA

A itaúsa faz parte das ações que eu não pretendo vender, a não ser que, ao longo do tempo, ela comece a perder os excelentes fundamentos que tem.

Inclusive, já escrevi aqui no blog um artigo sobre a ITSA4 que mostra como é vantajoso fazer parte desse grande projeto empresarial.

Bom, vamos aos números, que é o que realmente importa.

Dividend Yield

Dividend Yield

Uma das métricas a se avaliar quando investimentos em ativos que geram dividendos é o dividend yield.

O da Itaúsa vai muito bem, obrigado.

Chegando ao final de 2018, a ITSA4 mantém um respeitável DY de 8,1%, segundo dados do site Fundamentus.

O que isso quer dizer na prática?

Bom, isso quer dizer que, se a ação custasse 100 reais, ela teria pago R$8,10 de dividendos ao longo de 2018.

Um outro detalhe a ser analisado aqui é a frequência com a qual a ITSA4 paga dividendos. Neste site podemos ver isso com todos os detalhes.

Na tabela abaixo, vemos que ela pagou dividendos 5x ao longo de 2018:

Carteira Dividendos As Ações Para Gerar Renda

Somente analisando o Dividendo Yield e a frequência de pagamentos, já seria o suficiente para colocar a Itaúsa entre as melhores ações para dividendos em 2019.

Mas, além disso, ela tem muitos outros números dos quais podemos nos orgulhar de ser sócio dessa empresa:

  • ROE de 16,8%
  • Patrimônio 52x maior do que a dívida líquida
  • Crescimento no valor pago de dividendos ao longo dos anos
  • Crescimento do Lucro por Ação (LPA) ao longo do tempo

2. Unipar Carbocloro

A Unipar continua firme e forte em nossa carteira de dividendos 2019. Não é à toa que em outubro falei como recebi R$1.543,28 em dividendos dessa empresa.

Mesmo tendo valorizado mais de 170% em 2018, as ações da Unipar ainda continuam atrativas para quem busca por ter uma renda com dividendos no longo prazo.

O dividend yield atual é de 6,9%.

Essa é uma das empresas favoritas de Barsi, que chegou a comprar ações da mesma quando valiam centavos. Essa matéria mostra como ele recebeu um alto valor em dividendos no ano de 2017.

Carteira Dividendos As Ações Para Gerar Renda

3. Comgás

A companhia de gás de São Paulo tem por tradição distribuir excelentes dividendos aos seus acionistas. Esse é um dos motivos para ela continuar na carteira para 2019.

O excelente dividend yield de 8,5% é explicado pelos generosos dividendos que foram pagos ao longo de 2017 e no final de 2018.

No entanto, existe algo que me preocupa.

Estou falando do Payout!

Ele nada mais é do que quanto do lucro a empresa distribui em forma de dividendos.

Analisando a CGAS5, vemos que a empresa pagou, nos últimos 3 anos, um payout superior a 100%. Isso significa que ela está distribuindo mais do que está lucrando.

Isso no longo prazo pode trazer alguns problemas como:

  • Aumento da dívida líquida
  • Interrupção da distribuição de proventos

Se você quiser mais informações, no RI da CGAS5 tem uma parte falando apenas sobre dividendos e você pode até mesmo baixar uma planilha com os valores das remunerações distribuídas aos acionistas.

4. TAESA

O setor de energia elétrica é muito perene e não poderia ficar de fora da carteira de dividendos para 2019, e a escolhida foi a Taesa.

A TAEE11, como é conhecida a unit da empresa, conta com um dividend yiel de 8,6%.

Nesse mesmo setor temos outras boas empresas como a TIET4 e a WEGE3. Então, vale a pena você analisar e comparar as empresas para montar a sua própria carteira.

5. Banco do Brasil Seguridade

As ações do Banco do Brasil Seguridade são muito promissoras para dividendos nos próximos anos. O motivo disso é que no segundo semestre de 2018 ela distribuiu 1,5 bilhão em proventos para os seus acionistas.

Desde 2013, a BBSE3 vem aumentando os dividendos distribuídos a cada ano para os sócios da empresa. Fechando 2018 com um dividendo yiel de 6,3%, essa é uma boa opção para lucrar com dividendos em 2019.

6. Banrisul

O Banco do Estado do Rio Grande do Sul é sempre uma boa escolha para dividendos pois paga proventos em torno de 5 vezes por ano.

Apesar de ser um banco público, as ações BRSR6 costumam remunerar muito bem os seus acionistas, sendo uma das melhores do setor bancário.

Em 2018, o valor da ação já valorizou mais de 60% e o dividendo yield atual é de 5,4%.

Além disso, com o novo governo no RS, existe a possibilidade de privatização da estatal, o que seria benéfico para quem possui papéis da empresa.

7. EZTEC

Por fim, mas não menos importante, temos a melhor empresa do setor de construção civil, a EZTEC.

Apesar do setor não ter vivido uma boa fase em 2018, a EZTEC conseguiu um impressionante dividend yield de 13,7%.

Além disso o papel valorizou em 2016, 2017 e 2018.

Esse é o nosso grande objetivo aqui no Lucrando na Bolsa: Achar ativos que, além de pagar bons dividendos, valorizem-se ao longo do tempo.

Dessa forma, ganhamos dos dois lados: Com os proventos recebidos e no aumento do patrimônio com a valorização da ação.

8. Cristal Pigmentos do Brasil S.A

Ué, você não disse que eram as 7 melhores ações? Por que 8?”

Calma, pequeno gafanhoto.

Meu objetivo aqui no Lucrando na Bolsa é SEMPRE entregar mais do que você estava esperando. Por esse motivo deixeI como bônus a oitava ação da carteira de dividendos 2019.

Estou falando da Cristal Pigmentos do Brasil. Mais uma empresa do setor químico que vem se destacando não apenas pelo excelente dividend yield, mas também pela ótima valorização no preço das ações nos últimos anos.

A CRPG5 tem um dividend yield de 15,9% e valorizou mais de 125% em 2018.

Eu costumo avaliar essa empresa como uma “parente” da Unipar.

Quando coloquei ela na carteira, ainda custava 20 reais. Hoje está quase 30. Um ganho nada mal, não é?

Diversificação

Diversifica

Quando falamos sobre ganhos com dividendos, sempre é necessário ter uma diversificação com o objetivo de diluir os riscos e potencializar os ganhos no longo prazo.

Hoje falamos sobre 8 ações, mas uma carteira diversificada pode ter 10, 15 ou até 20 ativos.

No entanto, tenha cuidado:

Não saia comprando qualquer ativo só porque viu alguém falando no youtube, fórum ou blogs que você deve comprar.

Você não vai viver de renda do dia para noite

Uma coisa que qualquer pessoa precisa entender para evitar frustrações é saber que ninguém vive de renda do dia para a noite.

A não ser que você venda um imóvel de 7 dígitos e decida investir tudo em ações, levará alguns anos até formar uma carteira de dividendos que lhe permita para de trabalhar e viver só dos rendimentos desses dividendos.

A verdade é que a maioria das pessoas leva 5, 10, 15 ou 20 anos formando uma carteira previdenciária com foco em dividendos para poder, depois desse tempo investindo, desfrutar da tão sonhada liberdade financeira.

Portanto, não se deixe iludir com promessas de enriquecimento rápido que existem por aí e tome muito cuidado com quem você irá seguir nesse mercado.

Foque em Gerar mais Renda

Sucesso

Para formar uma carteira de dividendos no longo prazo você precisa focar em gerar mais renda hoje com o que você faz.

Somente a regularidade dos aportes mensais vai fazer você alcançar a independência financeira na Bolsa de Valores. Por isso, seja o melhor naquilo que você faz e, somente assim poderá ter mais dinheiro para seguir investindo na bolsa de valores.

Use as ferramentas certas e Goste de Ler

Muita gente me pergunta como eu faço para ter sucesso na Bolsa de Valores mesmo não sendo um economista ou perito no assunto.

A resposta é simples: Eu uso as ferramentas certas e não tenho preguiça de ler.

Quando falo de ferramentas, sempre cito o Guia Invest Pro do André Fogaça como a plataforma e rede social mais completa para investidores de todos os níveis.

Não importa se você está começando agora, já tem certa experiência ou é um expert. Usando a ferramenta do GI você terá uma atalho gigantesco para alcançar o sucesso como investidor da Bolsa de Valores.

Agora vou te explicar o porquê essa ferramenta pode ser considerada um dos melhores investimentos da sua carreira de investidor:

  • Experiência de mercado: Lá você terá o convívio diário com grandes investidores de sucesso da Bolsa de Valores. Para isso basta fazer um cadastro gratuito na Rede Social do Guia Invest.
  • Acesso a Rankings Exclusivos: Vai ser possível saber quais são as empresas que mais subiram no ano, as que mais caíram, as que pagam mais dividendos, mais baratas e muito mais.
  • Análise GI WAY: Nessa análise você tem acesso a gráficos que mostram o desempenho histórico da empresa, como receita líquida nos últimos 10 anos, endividamento, Lucro líquido, Patrimônio e diversos outros indicadores essenciais para escolher uma ação.

Caso você queira saber mais a respeito do Guia Invest, basta clicar neste link para ver um vídeo explicativo a respeito!

Goste de Ler

Eu já falei sobre isso, mas nunca é demais lembrar. Leia o site da empresa, principalmente o de Relação com os Investidores, mais conhecido como RI.

Lá você terá informações importantes sobre a empresa na qual pretende alocar o seu capital.

Além disso, sempre dê uma olhada nos releases de resultados. Eles são um resumo de como foi o trimestre da companhia. Falando sobre aumento ou queda de lucros e outros fatores primordiais.

Ouça quem entende do assunto

Se você não é um especialista ou não tem tempo de ler livros gigantescos sobre o assunto, eu recomendo que use os relatórios de alguma casa de análise independente. Aqui no blog já falei sobre a Suno Research, Toro Radar e também sobre a Empiricus.

Inclusive, eu assino algumas delas porque, além de gostar de estudar, eu também costumo ouvir ou ler a opinião de quem entende mais que eu ou possui mais experiência no assunto.

A área de membros do Dica de Hoje é onde acesso diversas carteiras vencedoras e posso adaptar para os meus aportes mensais. É um ótimo custo benefício.

Agora eu quero saber a sua opinião!

Eu compartilhe aqui com você alguns dos meus investimentos para ter uma boa carteira de dividendos em 2019.

Essa é a minha opinião pessoal sobre ativos em que eu invisto, e que você também pode investir tendo uma conta em qualquer corretora de valores.

Não estou recomendando que você compre qualquer ação, mas sim mostrando indicadores que eu considero importantes na hora de escolher ações que pagam dividendos.

Agora, eu quero ouvir a sua opinião!

O que você achou desse artigo? Quais são as suas principais dúvidas sobre o assunto dividendos?

Deixe abaixo o seu comentário e participe da comunidade Lucrando na Bolsa!

Latest Comments

    • Guilherme Silveira dezembro 11, 2018
  1. ROBERTO DE SOUZA BARBOSA dezembro 12, 2018
    • Guilherme Silveira dezembro 13, 2018
  2. Juvenal dezembro 13, 2018
    • Guilherme Silveira dezembro 15, 2018
  3. Renan dezembro 22, 2018
    • Guilherme Silveira dezembro 27, 2018
  4. gilberto janeiro 16, 2019
    • Guilherme Silveira fevereiro 6, 2019
  5. daniel janeiro 22, 2019
    • Guilherme Silveira fevereiro 6, 2019
  6. Luan março 1, 2019
  7. Albino Diniz maio 5, 2019
    • Guilherme Silveira maio 29, 2019

Leave a Reply